O ESPELHO

Inicio nossa conversa desta semana convidando você para um encontro, confesso que pode não ser o encontro de seus sonhos, mas com certeza será inesquecível.

Antes de você aceitar, confirmarmos data, horário e local, tenho uma pequena condição a fazer, leia o texto abaixo.

Quando penso em contos de fadas uma em especial chama a atenção A Branca de Neve. Na verdade são várias as versões para este conto de fadas, sendo que a mais conhecida foi coletada pelos Irmãos Grimm.

Relata a estória, que a rainha tinha um espelho mágico e que todos os dias lhe perguntava quem era a mulher mais bela do reino.

Todas às vezes o espelho respondia que era Branca de Neve. A rainha apesar de muito bela, porém má e invejosa, resolve mandar matar sua enteada Branca de Neve porque ela era a mais linda do reino. Este conto foi produzido pelos Estúdios Disney em 1937. 

Apesar de distante esta realidade esta cada vez mais presente em nossas vidas e organizações através da competição praticada de maneira desleal e antiética. Incluo as organizações, pois infelizmente muitos gestores acreditam que administrando pelo conflito conseguem impedir que as pessoas articulem contra a empresa, pois, estão articulando contra si mesmas, este é um traço claro e clássico de uma cultura organizacional fraca, incongruente e que não participa seus profissionais do real motivo da empresa existir.

Espelho, espelho meu existe alguém mais competente e indispensável nesta organização do que eu?

Em resposta passamos o tempo analisando os outros, preocupados com a próxima jogada do adversário, deixamos de olhar para nós mesmos, criamos uma imagem de si desconectada da realidade e principalmente não percebemos que muitas vezes estamos sendo apenas manipulados pela organização.

Antes de se deixar tomar por sentimentos pouco nobres, porém plenamente humanos, aceite aquele convite, marque um encontro com você e descubra-se.

Não tenha medo nem receio, apenas coragem, pois a realidade pode ser mais dura do que parece, podemos perceber que não somos a Branca de Neve que acreditamos ser, mas com certeza podemos ser pessoas mais felizes e éticas.

Bom encontro e até a próxima!

 

 

Janaína Colombo

Consultora Organizacional